“PROJETO DE VIDA”, A DISCIPLINA DO NOVO ENSINO MÉDIO (NEM) EM FOCO: A BUSCA DE SENTIDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL

Aline Fátima de Souza, Gisele de Rezende Franco

Resumo


A disciplina Projeto de Vida oferece a possibilidade de trabalhar perspectivas bastante salutares com os estudantes do Novo Ensino Médio. Alguns trabalhos investigativos, identificados neste estudo exploratório, acerca dos primeiros resultados desta nova empreitada, já foram publicados e os dados evidenciam que os jovens necessitam de nutrientes que os ajudem a nortear seus caminhos e que sustentem o sentido da vida na sua singularidade. Ter um horário na escola para pensar sobre si mesmo, os outros e o mundo, poder buscar a compreensão sobre os relacionamentos pelos quais são atravessados e imaginar roteiros possíveis após o término da escola é algo que é imprescindível a todos os jovens mediante as tarefas do desenvolvimento e aos desafios na atual conjuntura. Faz-se importante levar em consideração a capacitação de professores para esta jornada, assim como a proposta da licenciatura em Psicologia nesta atuação. Para tanto, traz-se aqui duas formas de intervenção da Psicologia frente à nova disciplina Projeto de Vida: tanto no tocante ao papel do Psicólogo Escolar e Educacional, quanto do Psicólogo licenciado, numa atuação que venha a promover o desenvolvimento integral dos escolares no Ensino Básico. Por isso, propôs-se a abordagem da Psicologia Positiva, de Martin Seligman, no intuito de dar embasamento às discussões e refletir sobre a relevância do Desenvolvimento Positivo dos Jovens para alcançar a promoção do bem-estar na juventude diante dos processos de escolarização.

 

Palavras-chave: Projeto de vida. Sentido da vida. Bem-estar. Escolarização.

 


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