CARANGUEJO SÓ É PEIXE NA ENCHENTE DA MARÉ: PROBLEMAS DE ESCOLARIZAÇÃO INFANTOJUVENIL E O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Resumo
Transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) quando presentes em alunos com problemas de escolarização podem vir a demandar metodologias de ensino inovadoras visando possibilitar uma trajetória educacional de sucesso, desde a fase pré-escolar até o final do desenvolvimento, independentemente do status socioeconômico. Na infância, sob a visão biomédica, o transtorno manifesta-se como uma condição caracterizada por deficiência de atenção, impulsividade, dificuldades de concentração, aumento da distração e/ou hiperatividade. Entretanto, um número significativo de escolares com dificuldades de aprendizagem e TDAH transitam para a fase adulta sem a devida atenção a suas necessidades mínimas de escolarização. Este estudo tem como objetivo geral compreender os fenômenos psicossociais relacionados aos problemas de escolarização de alunos com TDAH. Verificou-se a carência de intervenções e práticas educativas sensíveis para esse público-alvo, portanto, é necessário que a escola, através de uma perspectiva crítica e sistêmica no trabalho educativo, explore estratégias eficazes para lidar com as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos em foco. É preciso, então, ampliar os estudos sobre os prejuízos de justificar como sendo o TDAH o responsável por essas dificuldades no campo da Psicologia Clínica, e especialmente da Psicologia Escolar, de modo a desconsiderar as condições sociais e históricas que repercutem no contexto escolar, visando a realização de intervenções eficazes conduzidas em conjunto por profissionais da área da saúde e da educação, bem como trabalhar junto à família. Assim é possível formar uma rede de apoio conforme a necessidade de escolarização de cada aluno, para de fato instrumentalizar uma educação inclusiva.
Palavras-chave: Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Escolarização. Educação Inclusiva. Densenvolvimento Humano.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13273837
Apontamentos
- Não há apontamentos.