A DIMENSÃO AFETIVA E POLÍTICA DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

Tainara Oliveira, Lara Calais

Resumo


Este artigo propõe uma discussão sobre a relação entre a dança contemporânea, afeto e política. Devido à complexidade da temática e seus desdobramentos, o artigo foi produzido através de uma pesquisa narrativa e compreendeu-se que é por meio do corpo sensível que bailarino, expectador e ambiente são afetados de maneira subjetiva e política pela dança contemporânea. Tais percepções e afetos gerados por esta arte foram entendidos enquanto movimento que também é político. Dentre os referenciais teóricos utilizou-se Pina Bausch, Rudolph Laban e Klauss Vianna para fornecer um embasamento inicial sobre o corpo em movimento. Da mesma forma como é discutido sobre o corpo enquanto mediador afetivo e político, teoria corpomídia, cognições e emoções. Sugere-se que haja mais estudos e pesquisas aprofundadas voltadas para a temática, no âmbito das relações entre psicologia e dança contemporânea, para que se obtenha novos olhares de se fazer e repensar o contemporâneo e a sociedade como um todo, pela sua potência afetiva e política.

 

Palavras-chave: Dança Contemporânea. Afeto. Político. Corpomídia.

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