AUTISMO E EDUCAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Paulo Martins, Margareth Moreira

Resumo


O presente artigo busca, por meio de uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, discutir a educação de pessoas com autismo na perspectiva da psicologia histórico-cultural e propor caminhos possíveis para a construção de uma ação pedagógica que possa incitar uma ruptura com o modelo tradicional de ensino. Com essa finalidade, inicialmente, revisitaremos os discursos construídos sobre o autismo ao longo da história sob a ótica política, médica e educacional. Em seguida, vamos compreender a origem do autismo e como as concepções que o cercam causam implicações dentro do espaço escolar. Por fim, abordaremos a psicologia histórico-cultural e suas contribuições para a educação de pessoas com autismo. A partir da constatação de que esse segmento poulacional continua sendo visto em uma perspectiva deficitária, identificamos as práticas pedagógicas inclusivas orientadas por eixos de interesse como um possível caminho para a reconstrução do processo de ensino-aprendizagem nas escolas regulares. A construção de tais práticas, ao respeitar as diferenças, é capaz de transformar a relação professor-aluno, favorecendo o aprendizado, o desenvolvimento e a emancipação dos aprendizes com autismo na relação com o conhecimento e, consequentemente, na vida social.

 

Palavras-chave: Autismo. Educação Inclusiva. Práticas Pedagógicas. Psicologia Histórico-Cultural.


Texto completo:

PDF

Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13684098


Apontamentos

  • Não há apontamentos.