SATISFAÇÃO COM DELIVERY NO CONTEXTO DE PANDEMIA EM JUIZ DE FORA: UM OLHAR DE MOTOBOYS E CLIENTES

Luan Souza, Vania Andrade

Resumo


Os serviços de delivery são um dos mais presentes no atual cenário global no contexto da pandemia, pois oferecem transporte de forma rápida, se propondo a entregar alimentos, medicamentos e pequenos objetos em domicílio, com uma elevada demanda de clientes cada dia. Neste contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar a percepção dos clientes e motoboys autônomos em relação à prestação e utilização dos serviços de delivery no contexto da pandemia na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais.  Trata-se de uma pesquisa de campo quantitativa. A amostra foi composta por 51 motoboys autônomos e 50 clientes. Utilizou-se um questionário com questões objetivas adaptadas da Escala de Percepção de Comportamentos Éticos Organizacionais (EPCEO) construída e validada por Sinésio Gomide Júnior (2008) e Marília Nunes Fernandes (2008), embasada pelos estudos de Gomide Jr. et al. (2003). Os temas centrais das perguntas abordaram: satisfação, percepção, comunicação, aprimoramento e valorização. Os resultados demonstraram que houve maior divergência nas percepções relacionadas ao respeito, à valorização e aos acordos firmados entre ambos, motoboy e clientes. Identificou-se a necessidade de se pensar em ações preventivas que visem melhorar a qualidade do serviço prestado e recebido, o tratamento, a comunicação e o respeito entre motoboys e clientes.

 

Palavras-chave: Satisfação. Motoboy. Percepção. Delivery. Consumidor.

 


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.13749546


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