ROLE-PLAYING GAME (RPG) E PSICOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E FUNÇÕES EXECUTIVAS
Resumo
O presente artigo buscou uma possível articulação entre as habilidades cognitivas, em especial as funções executivas, e o RPG (Role-playing game). Objetivou-se então, as mediações que conectassem o RPG como jogo de diversas plataformas com a psicologia, buscando particularmente a relação entre o jogo e o desenvolvimento das habilidades cognitivas, com foco especial em funções executivas. Apresentam-se também as referências neuropsicológicas das funções executivas. Foi investigado o estado da arte das produções acerca do RPG no contexto da psicologia - por meio de uma revisão narrativa - em especial a psicologia cognitiva, bem como a conceitualização das habilidades cognitivas e das funções executivas. Foram buscadas referências em diferentes bases de dados, a partir das palavras chaves: RPG; role-playing game; habilidades cognitivas; cognitive skills, combinadas e alternadas. Observou-se que a temática ainda possui poucos artigos, sendo selecionados trabalhos que apresentassem os conceitos de RPG em geral, aparecendo o RPG de mesa e o RPG virtual como expressões do mesmo, além de sua articulação com o conceito de jogos. Por fim foi possível explicitar as relações entre as categorias chaves nos artigos encontrados, apresentando uma síntese dos conteúdos e indicando suas possibilidades para uso clínico e no treino de habilidades, explorando um aspecto possível para a psicologia.
Palavras-Chave: Habilidades cognitivas. Funções executivas. RPG. Role-playing game.
Texto completo:
PDFReferências
https://doi.org/10.5281/zenodo.13749514
Apontamentos
- Não há apontamentos.