INVESTIGANDO O IMPACTO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DO 9° ANO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: um recorte do cenário de Minas Gerais a partir dos dados do Saeb
Resumo
Esse presente trabalho teve como objetivo analisar os possíveis impactos gerados pela pandemia de COVID-19 nos anos de 2021 a 2022 no contexto da educação de Minas Gerais, baseando-se nas notícias e artigos sobre a situação da educação dessa época e a comparação dos resultados das provas avaliativas de 2019 e 2021 realizadas pelo Sistema de Avaliações da Educação Básica. Com essa verificação das provas foi possível observar que, apesar da situação que o país se encontrava e a mudanças na metodologia de aplicação das provas o estado de Minas Gerais foi capaz de melhorar sua média geral e a escala de proficiências dos seus alunos, mas teve os índices de abandono escolar elevados gerado pela dificuldade de acesso dos alunos a mudança repentina ao ensino remoto. Sendo assim o atual trabalho levantou que mesmo com essa melhora nos resultados das avaliações, a situação da educação no estado de Minas Gerais deve ser avaliada com o devido olhar crítico, levando em conta o contexto que nos encontrávamos, e que deve ser esperado os resultados de 2023 e dos anos posteriores para assegurarmos que essa melhora seja mesmo concreta e constante, além de esperar que os órgãos de educação pública se preocupem desde já para reverter o cenário de evasão escolar crescente deste período.
Palavras-chave: Políticas-públicas. Saeb. Ensino remoto. Evasão escolar. Avaliação.
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