A IMPORTÂNCIA DO JOGO PEDAGÓGICO NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Maurício Emerson Dias da Silva, Mara Leonor Barros Santos

Resumo


O ensino de Ciências e Biologia é de fundamental importância para o processo de ensino e aprendizagem na educação inclusiva e considerando a sua complexidade a busca por alternativas pedagógicas pode ser um diferencial para atender alunos portadores de necessidades especiais. Assim, a utilização de atividades lúdicas como os jogos pedagógicos podem facilitar a compreensão dessas disciplinas. O presente trabalho teve por objetivo discutir a importância do jogo pedagógico como um referencial didático na inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino de Ciências e Biologia. Utilizou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa por meio da revisão da literatura sobre o estudo em questão e da análise de três artigos que sustentam a importância dos jogos pedagógicos. A pesquisa comprovou que os jogos pedagógicos contribuem para o aprendizado dos educandos, pois permite aos mesmos assimilar os conteúdos científicos, desenvolver a atenção, oralidade e a concentração de forma lúdica e criativa.


Palavras-chave: Docente. Ensino-aprendizagem. Necessidades especiais.


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Referências


https://doi.org/10.5281/zenodo.14026210


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