FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO ENTRE ARTE E PEDAGOGIA

Maria Paula Pinto dos Santos BELCAVELLO

Resumo


O presente artigo tem por objetivo contribuir com o debate que gira em torno da tríade: Filosofia, Filosofar e Educação, motivando o pensamento a refletir filosófica e pedagogicamente sobre as questões que perpassam o ensino de Filosofia no Brasil. Essa altercação vem rompendo fronteiras e atravessando espaçostempos escolares e não escolares. Num diálogo com diversos autores e documentos, busca-se unir vozes para que se possa refletir, discutir e re-pensar essa relação triádica, na qual o filosofar se apresenta como instrumento capaz de coadjuvar na construção de um pensamento criativo e transformador. A pretensão deste estudo não é esgotar o tema apresentado, nem abranger todas as questões envolvendo a tríade mencionada; tudo isso seria impraticável. Todavia, se deseja re-pensar, sobretudo, na urgência de uma educação que favoreça o crescimento do sujeito na direção de uma consciência filosófica, permitindo que o mesmo tenha condições de questionar, entre outras coisas, a educação que se oferece e a que deseja. Dessa forma, é essencial, antes de tudo, saber que tipo homem se pretende formar e para qual modelo de sociedade.

 Palavras-chave: Filosofia. Filosofar. Educação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

LATINDEX

WORLDCAT

BIBLIOTECA CTSA - ESPAÑA