A TAREFA DO PROFESSOR NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZEM EM TOMÁS DE AQUINO

JANDERSON ARAUJO LIMA

Resumo


O presente trabalho tem o objetivo de apresentar a tarefa do professor no processo de ensino-aprendizagem, segundo a perspectiva de Tomás de Aquino. O ato de ensino, como atividade da vida ativa, precisa contar com pessoas instruídas e capacitadas, a fim de que realize com perfeição o seu trabalho. Embora a centralidade deste processo educacional seja o aluno, agente ativo, é necessário ao professor transmitir com propriedade o conhecimento científico. Portanto, entende-se que, na perspectiva tomasiana, a função do professor, além de ser comparada com o exercício do médico que apenas trata a doença com o conhecimento que possui, é comparada também ao agricultor, o qual é responsável em cultivar e cuidar a planta, fazendo com que essa desenvolva suas capacidades que lhe são intrínsecas, ou seja, cresça e dê frutos. Assim, sendo o ser humano singular, o seu potencial de aprendizado amplia-se quando esse é despertado a potencializá-lo, transformando-o efetivamente em ato, por intervenção de um professor que, como facilitador, pode realizar tal processo com entusiasmo e paciência. Para o aprofundamento deste estudo, foi utilizada como referência central, para a compreensão do ensino-aprendizagem em Tomás de Aquino, a obra De Magistro (2004), assim como outras obras que se fizeram necessárias para este estudo.


Palavras-chave: Educação. Tomás de Aquino. Ensino-aprendizagem. Professor.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.