A PAIDÉIA GREGA E AS PERSPECTIVAS DO POVO GREGO

GLÁUCIO ANTÔNIO MOREIRA

Resumo


Este trabalho teve por objetivo lançar luz ao conceito de Paidéia – que descreve justamente a noção de educação na sociedade grega clássica, fundamentado no pensamento do filósofo Platão. Foi utilizada como metodologia de pesquisa a revisão bibliográfica de cunho qualitativo sobre o tema central e sobre os conceitos ligados à educação e à pedagogia. Foi trazido como parte do entendimento da Paidéia, um conceito anterior, o da Areté, que faz referência às virtudes praticadas na pólis clássica. A educação grega já pensava o ser humano de forma integral, desenvolvendo simultaneamente corpo e mente, estimulando a prática desportiva e trabalhando temas ligados à cultura, como as artes, música, literatura, dentre outros. A partir dos estudos filosóficos, os futuros cidadãos atenienses poderiam conhecer o seu próprio ser e alcançar o mundo das ideias, tendo acesso ao conhecimento verdadeiro. Para tal, foi selecionada como principal referencial teórico as obras de Platão A República (Platão, 2007), além de comentadores e historiadores da filosofia, no intuito de subsidiar o tema proposto. A questão que justifica a pertinência desta pesquisa é a de reforçar a importância universal dos gregos como educadores, valorizando o lugar do indivíduo na sociedade. A educação aparece como uma realidade irredutível nas sociedades humanas e sua origem se confunde com as origens do próprio homem.


Palavras-chave: Platão. Paidéia. Areté. Educação. História da Educação.


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