A ALEGORIA DA CAVERNA: EDUCAÇÃO, APRENDIZADO E CIDADANIA

MARCELO REZENDE JÚNIOR

Resumo


O presente trabalho tem por finalidade refletir a respeito de uma leitura pedagógica a partir do Mito da Caverna, uma alegoria retirada de A República (1993) de Platão, que fala sobre o conhecimento verdadeiro e o governo político, tecendo considerações acerca de sua interpretação para a educação e o aprendizado. O mito da caverna pode ser estudado para compreender aspectos do mundo contemporâneo, abordando a compreensão de que a aprendizagem pode e deve ser baseada também, em ideias clássicas que possam levar à reflexão, por parte de alunos professores, de melhores caminhos para educação pedagógica. A presente pesquisa teve como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada em vários autores de referência, tendo como material de apoio também, recursos de pesquisa em publicações, livros, artigos de revistas. Foi possível observar que concepções históricas, como as da mitologia grega do período antigo, podem ser utilizadas até os dias atuais, mesmo depois de vários séculos de criação, são mitos bem elaborados com um processo de adaptação muito grande a cada época ou período da história humana.


PALAVRAS-CHAVE: Platão. Mito da Caverna. Educação. Aprendizagem. Cidadania


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