A PESSOA, A ÉTICA E A EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DO PENSAMENTO DE LIMA VAZ

FABIANO BERNARDO DIEB REIS

Resumo


O propósito deste trabalho justifica-se pela importância da contribuição do
pensamento vaziano para a educação no sentido de evitar o relativismo, sem cair, contudo, no absolutismo. A presente pesquisa teve como metodologia a pesquisa bibliográfica baseada na obra do autor em pesquisa, com a coleção de nome Antropologia filosófica nos volumes I e II, e na obra Introdução a Ética Filosófica nos volumes II e IV, e em vários autores de referência, onde cada autor tem  seu ponto de vista sobre cada assunto a ser citado. O conceito de relativismo cultural deve ser adequadamente compreendido por todos os indivíduos envolvidos direta ou indiretamente nas situações de contato. É um princípio que permite ao observador ter uma visão objetiva das culturas, cujos padrões e valores são tidos como próprios e  convenientes  os seus integrantes. Considerando a extrema diversidade cultural da humanidade, pode-se compreender cada grupo humano, seus valores definidos, suas exclusivas normas de conduta e suas próprias reações psicológicas aos fenômenos do cotidiano; e também suas convenções relativas ao bem e ao mal, ao moral e ao imoral, ao belo e ao feio, ao certo e ao errado, ao justo e injusto, entre outras. Desse modo, à luz do pensamento filosófico do Padre Vaz, trazemos para
este trabalho uma reflexão ética, de modo que relacionada à educação, pode-se construir um caminho de reflexão e construção de valores, visando sempre a formação da opinião do indivíduo, tendo em mente o cuidado para evitar assim o relativismo, entretanto sem cair no absolutismo.


PALAVRAS-CHAVE: Antropologia. Absolutismo. Ética. Educação. Relativismo.


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