PERSONALISMO E A EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DE EMMANUEL MOUNIER

JORDANO PAULO MAGALHÃES FUZATTO

Resumo


O propósito deste trabalho é analisar o personalismo de Emmanuel Mounier, especialmente o contexto de surgimento, a noção de pessoa e sua contribuição para a educação. Como metodologia utilizamos a pesquisa bibliográfica no livro considerado mais maduro do autor: O personalismo, publicado em 1949. Percebendo a crise de seu tempo, Mounier quer recolocar o homem como centro das preocupações do fazer humano. Buscamos esclarecer por que entender o homem como pessoa pode contribuir para a educação. Partimos da hipótese de trabalho de que o ser humano só se realiza e contribui de modo mais pleno para sociedade quando se assume e se desenvolve integralmente em uma comunidade, isto é, como pessoa. O autor propôs um retorno ao homem concreto, e a partir deste homem, influenciado pelo cristianismo, pela fenomenologia-existencial e pelo marxismo, elaborou uma nova compreensão de humanização. Nela, a pessoa é apreendida como centralidade axiológica de todo pensamento-ação. Mounier elaborou um modo antropocêntrico do fazer humano assegurado pela estrutura do universo pessoal – existência encarnada, comunicação, conversão íntima, afrontamento e liberdade, bem como eminente dignidade e afrontamento – por ser a pessoa volume total do homem, a encarnação, a vocação e a comunhão. A proposta mounieriana de educação pauta-se na valorização da pessoa no sentido de despertá-la para sua liberdade e dignidade, e não como algo que aprisiona e adestra a pessoa para o conformismo e reprodução burguesa de educação. Embora Mounier não tenha escrito nenhuma obra especificamente sobre educação, toda a sua obra reflete seu caráter educacional, pois nos faz refletir sobre a existência humana – pessoal e comunitária – oferecendo contribuições e reflexões para se pensar o ser humano diante de uma sociedade desumanizada e, assim, buscar caminhos de humanização e da promoção da dignidade da pessoa humana.


Palavras-chave: Antropologia. Educação. Emmanuel Mounier. Personalismo. Pessoa.


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