OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO EM EMÍLIO DE ROUSSEAU

GABRIEL SILVA DOS SANTOS

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo abordar a temática acerca do conceito de educação. De maneira mais especifica é analisar e refletir de que modo ela está fundamentada no pensamento rousseauniano com base na obra Emílio ou da Educação (1973). Um escrito de cunho revolucionário, em vista do corrompimento humano nos cenários político e ético, e um confronto ao modelo educacional elitista, punitivo e severo presente no século XVIII ao propor que a educação é para todos e que deve valorizar e respeitar as fases da criança até alcançar a vida adulta. Sendo assim, essa é a nova proposta de Rousseau para a educação desse século marcado pelo iluminismo. Uma educação que tem o objetivo primeiro de formar um homem em sua totalidade. Com isso, a hipótese dessa pesquisa é revelar que, a educação no pensamento rousseauniano está fundamentado como um alimento intelectual e humano, ou seja, ela é revelada como o desenvolvimento das potencialidades e virtudes humanas para o bem viver. Com essa definição, o filósofo pretende sancionar o problema do corrompimento humano, a partir da educação como caminho para a formação de uma sociedade justa e livre.


Palavras chave: Educação. Emílio. Rousseau. Natureza. Liberdade.


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