O MÉTODO CARTESIANO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DA FILOSOFIA

GABRIEL ANTÔNIO DA SILVA

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar o método desenvolvido por René Descartes, tendo como ponto central o exercício da dúvida e como este método pode contribuir para o ensino de Filosofia como parte da formação integral dos sujeitos. O caminho em que se desenvolveu este trabalho iniciou com uma contextualização do filósofo René Descartes e como seu pensamento influenciou todo o contexto filosófico. Analisamos o percurso que Descartes fez para alcançar um conhecimento verdadeiro. Nesse percurso destaca-se o método e suas regras. O resultado deste procedimento foi a emergência de um sujeito pensante. Quando bem usada a razão leva o sujeito a conhecer, sendo a aplicação do método caminho para a verdade absoluta das coisas. O método é caminho importante para que o indivíduo possa descobrir o novo e sair de sua inércia. Verifica-se que o exercício do duvidar além de caracterizar o conhecimento filosófico, também favorece a um pensamento crítico, e não apenas um conhecimento detentor de informações.


Palavras-chave: Método Cartesiano. Sujeito. Ensino de Filosofia. Dúvida Metódica


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