A VERDADE COMO FINALIDADE DO PROCESSO EDUCACIONAL EM TOMÁS DE AQUINO

DJALMA PAIVA DE ABREU

Resumo


O presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo refletir sobre o conceito de Verdade, abordado na perspectiva de finalidade do processo educacional, conforme o filósofo medieval Tomás de Aquino compreende-o. Buscou-se investigar como formou-se a problemática da Verdade para o homem e as duas vias de compreensão dessa para o pensador em questão, concluindo com o ideal educacional como ferramenta para contemplação da Verdade. Para tanto, as questões disputadas, De Veritate e De Magistro, e a obra Suma contra os gentios foram de fundamental importância para elaboração e desenvolvimento do tema. Assim, todo o trabalho investigativo pautou-se nesta problemática: Tendo em vista que conhecer a Verdade é a maior necessidade da alma humana, como deve ser o processo educacional na filosofia tomasiana? O caminho metodológico seguiu o esquema: primeiramente, abordou-se o panorama histórico sobre as origens das interpelações existenciais do homem desde que se tem relatos, visando compreender como constituiu-se a intelectualidade medieval, período que o autor viveu. Em um segundo momento, foram explanadas a conceituação do que é compreendido por Verdade para Tomás de Aquino, dando ênfase a teleologia como norteamento de todo o seu arcabouço filosófico. Termina-se apresentando a filosofia da educação tomasiana como uma metodologia educacional de grande valia para pensar a formação humana integral no século XXI.


Palavras-chave: Verdade. Processo Educacional. Tomás de Aquino. Educação Integral.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.