A TERCEIRA MARGEM DO RIO: ADAPTAÇÃO COMO DIÁLOGO INTERARTÍSTICO E INTERMIDIAL

LUZIMAR PINTO DE OLIVEIRA

Resumo


Esta dissertação tem por objetivo analisar os processos envolvidos na adaptação do conto A terceira margem do rio, de João Guimarães Rosa, para os quadrinhos, realizada em 2015, sob o roteiro de Maria Helena Rouanet e arte de Thaís dos Anjos. Ao apresentar uma narração em primeira pessoa, a partir da qual um filho rememora a misteriosa decisão de um pai em adentrar uma pequena canoa e nela permanecer à deriva no meio do rio, sem jamais retornar ou explicar a razão, o pequeno conto do autor mineiro impõe vários desafios para sua transposição para a linguagem dos quadrinhos como, por exemplo: que recursos são empregados na adaptação de A terceira margem do rio para os quadrinhos a fim de se evocar a atmosfera existencialista e melancólica do conto? Quais soluções são empregadas para adaptar o aparentemente inadaptável, como a referida terceira margem? Nesse sentido, o que se busca mostrar, particularmente, nesta dissertação, é como o processo de adaptação da literatura para os quadrinhos, realizado pelas autoras, transcende as relações intertextuais com o conto rosiano, abrangendo soluções iconográficas e plásticas de outras estéticas como o expressionismo e incorporando outras formas midiáticas, como a gravura e a fotografia, entre outros, como representantes de referências intermidiais, contribuindo para o caráter de hibridização resultante do processo adaptativo. Desse modo, a versão em quadrinhos de A terceira margem do rio se constitui numa obra por meio de relações interartísticas e intermidiáticas subsidiadas por conceitos teóricos de diversos autores, dentre os quais destacamos: Waldomiro Vergueiro (2014, 2015), para tratar sobre aspectos da linguagem, da narrativa e da estética dos quadrinhos, Paulo Ramos (2009), para tratar dos aspectos linguísticos na leitura das HQs, Antonio Luiz Cagnin (1971), para discutir os problemas próprios e formais das HQs, Scott McCloud (1995), para discutir e estruturar os diversos elementos presentes nas HQs; Walnice Nogueira Galvão (2000), para situar sobre o lugar de Guimarães Rosa no contexto do regionalismo brasileiro, David Roche, Isabelle Schmitt-Pitiot e Benoît Mitaine (2018), para tratar sobre questões de adaptação e sobre as especificidades das mídias. Claus Clüver (1997), para abordar sobre estudos interartes e processos intermidiais, Linda Hutcheon (2013) para refletir sobre os preceitos da adaptação, Thierry Groensteen (2015), para abordar os constructos teóricos que permeiam o processo de quadrinização e etc., formando assim, parte dos constructos teóricos que norteiam esse trabalho.

Palavras-chave: A terceira margem do rio;Guimarães Rosa;Adaptação;Quadrinhos;Intermidialidade



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Referências


ALEX SANDRO MARTONI Orientador

CAMILA AUGUSTA PIRES DE FIGUEIREDO Participante Externo

EDMON NETO DE OLIVEIRA Docente

Data da defesa: 29/03/2021


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