A LEGISLAÇÃO URBANA A PARTIR DA PERSPECTIVA MULHERTERRITÓRIO
Resumo
O presente artigo inscreve-se no campo de debate do planejamento urbano, fazendo uma análise sobre o impacto da formulação da Lei de Uso e Ocupação do Solo sobre as vivências urbanas, sobretudo, a perspectiva da mulher no espaço. Tendo como objeto de estudo e proposta de intervenção a se realizar no bairro São Pedro, situado no município de Juiz de Fora- MG, a investigação parte da ideia da necessidade de requalificação da lei de ordenamento do solo determinada desde 1986, uma vez que a cidade está se expandindo e considerando às necessidades do mercado imobiliário, e isso é incompatível com as necessidades humanas do dia a dia, como a segurança pública, equipamentos urbanos, a sensação de pertencimento e reconhecimento identitário nos espaços.
Nesse contexto, buscou-se a elaboração projetual seguindo as diretrizes propostas pelo Urbanismo Feminista ao promover cidades acessíveis, seguras e democráticas através da Arquitetura de Gênero.
Palavras-chave: Planejamento urbano. Lei de uso e ocupação do solo. Urbanismo feminista. Arquitetura de gênero. Juiz de Fora.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.