As múltiplas contribuições da clínica-escola de Psicologia: uma análise feita a partir do processo de triagem
Resumo
A triagem psicológica, entendida como uma das portas de entrada para os serviços de saúde mental, caracteriza-se por ser um atendimento inicial antes do estendido específico. Segundo Buaes e Gaspodini (2014), esse processo objetiva, através da escuta psicológica, realizar uma compreensão inicial do sofrimento apresentado pela pessoa que procura alguma forma de alívio para esse sofrimento, possibilitando a elaboração de hipóteses diagnósticas e a sugestão de caminhos investigativos para a escolha do encaminhamento mais apropriado. Assim, o presente texto objetiva, pelo processo de triagem, analisar as possíveis e múltiplas contribuições que uma clínica-escola de Psicologia oferece. O serviço de clínica-escola em Psicologia possui em seu objetivo geral um caráter duplo (Flores; Pedroso, 2014), isto é, esse dispositivo psicológico cumpre a função de caracterizar-se como um espaço que proporciona, aos estagiários, treinamento profissional, ao mesmo tempo em que oferece a prestação de serviços psicológicos à população (UniAcademia, 2023). Baseando-se nas definições expostas, o texto em questão versa sobre as práticas e supervisões do Estágio Básico Supervisionado IV ofertado pelo Centro Universitário Academia. Ocorrido no primeiro semestre de 2023, tem-se como objetivo primal desse estágio trabalhar tópicos que envolvem a práxis da Psicologia frente ao processo de triagem. Para isso, sua carga-horária total de 54 horas foi dividida em 18 horas práticas, com atividades variando entre preenchimento da ficha de triagem, elaboração do relatório, plantões na clínica-escola e atendimentos. O restante da carga-horária – 36 horas - contemplou a supervisão dessas atividades, buscando fornecer aparato teórico para a prática. A partir da análise realizada sobre as caracterizações dos usuários e suas queixas nos atendimentos citados, o presente texto aborda os benefícios e resultados gerados a partir do contato acessível à psicologia, através das triagens realizadas na clínica-escola. Possuindo um caráter múltiplo, esses benefícios se entrelaçam ao englobarem: I) o estagiário, que no primeiro contato com o público visa desenvolver certas competências e habilidades; II) o usuário,
que através da fala, com posterior escuta ativa do estagiário, tem o devido encaminhamento e acolhimento de suas demandas e queixas; III) a Psicologia como grande área, afinal, a acessibilidade da clínica-escola somada ao contato prático na triagem, fomenta a aproximação da práxis psicológica com a comunidade, melhorando sua percepção para com a Psicologia ao desmitificar alguns estigmas sobre a área e IV) a própria instituição, que, com trabalho bem feito, ganha, evidentemente, renome, formando, também profissionais mais preparados. Como consequência, conclui-se pela imprescindibilidade da continuidade dos processos de triagem na clínica-escola. Porém, há de se destacar que, apesar de fazer parte da formação de todos os psicólogos clínicos, o tema clínica-escola ainda tem recebido pouca atenção, principalmente quanto às contribuições que ela, por meio do contato acessível, traz para a melhora da percepção geral que a população tem para com a Psicologia. É importante salientar que essa visão estigmatizada da Psicologia tem sua nascente enraizada em sua própria formação acadêmica. Leme et al (1989) denunciam que, até mesmos os estudantes da área, possuem uma grande carência quanto ao entendimento e prática do saber psicológico.
Palavras-chave: Psicologia. Clínica-escola. Triagem. Contribuições. Acessibilidade.
Texto completo:
XMLApontamentos
- Não há apontamentos.
ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).