Atuação da Psicologia no grupo de sala de espera no Centro de Atendimento a Diabetes na Infância na Adolescência (CADIA)

Pamela Souza Almeida Silva GERHEIM, Hila Martins Campos FARIA

Resumo


O tratamento e o cuidado no Diabetes mellitus (DM) são fortemente influenciados por fatores psicossociais. Neste sentido, a Psicologia tem colaborado com outras áreas no manejo do DM, incluindo sua participação em trabalhos de grupo em estabelecimentos de saúde. Assim, o objetivo do Estágio Básico Supervisionado II em Psicologia foi atuar, em parceria com uma equipe multidisciplinar, no atendimento de crianças e adolescentes com DM tipo 1 no Centro de Atendimento a Diabetes na Infância e na Adolescência (CADIA), localizado no Departamento de Saúde da Criança e Adolescente (DSCA) de Juiz de Fora, Minas Gerais. Para tal, foram realizadas atividades semanais no CADIA, às quartas-feiras, das 13 às 15 horas, de setembro a novembro de 2023, sob supervisão em campo da psicóloga do DSCA. As pessoas que aguardavam na sala de espera a consulta médica foram convidadas a participar das atividades do Grupo. O planejamento de tais atividades envolveu as seguintes etapas: I) observação da rotina do ambulatório de DM e conversa com diferentes profissionais que atuam no atendimento a esses pacientes (médicos, enfermeiras e psicóloga); II) conversa presencial com os pacientes com DM na sala de espera para investigar a percepção dos mesmos sobre o funcionamento do grupo e os possíveis temas a serem abordados; III) planejamento das dinâmicas a serem realizadas no Grupo; IV) realização de dinâmicas com os pacientes e seus acompanhantes no Grupo; V) registro e avaliação das dinâmicas realizadas. No total, foram conduzidas 5 sessões envolvendo temas relacionados à Psicologia com a presença de pacientes com DM (idade entre 4 e 27 anos) e seus acompanhantes. Tais sessões, com duração aproximada de 30 minutos, trouxeram elementos indicativos da formação de um grupo, onde os participantes estiveram reunidos em torno de um objetivo comum, ou seja, a reflexão acerca das situações vivenciadas no DM. Neste sentido, destaca-se que o grupo cumpriu o seu principal objetivo de educação em saúde. Ademais, foi possível observar uma interação eficaz entre as pessoas que participaram das atividades. De forma importante, foram colhidos exemplos de situações no grupo

que apontaram para o favorecimento de um campo grupal constituindo-se em efetiva “galeria de espelhos”, em que cada pessoa refletiu e foi refletido “nos e pelos outros”. A avaliação das atividades realizadas no grupo foi considerada como positiva, visto que foram colhidos relatos espontâneos dos participantes em relação aos impactos positivos gerados, como: “foi muito bom”, “gostei muito”, “nunca havia pensado sobre isso” e “quero voltar na próxima semana”. Em conclusão, as atividades em grupo de sala de espera desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado II oportunizaram efetiva reflexão dos pacientes e seus acompanhantes acerca das situações vivenciadas no DM. A realização do grupo parece contribuir para o preenchimento de um hiato existente entre o processo educativo médico e a vivência da doença com sua necessidade constante de autocuidado e autocontrole

 

 

Palavras-chave: Diabetes. Grupo em sala de espera. Psicologia da saúde.


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