Contribuições psicanalíticas para uma crítica da medicalização da demanda em queixas escolares.

Gabriel Aquino Nascimento GABEIRA, Maria Lúcia Vidal MATTOS

Resumo


RESUMO:

O presente relato objetivou uma investigação da demanda formulada a partir do discurso médico e uma possível subversão desse discurso no tratamento das queixas escolares. Essa investigação foi motivada por uma experiência formativa do Estágio Básico Supervisionado I, realizado em um ambulatório de Neurologia de uma instituição pública de saúde do município de Juiz de Fora - MG. Considerando que os ditos “problemas de aprendizagem” sejam uma das razões mais comuns para o encaminhamento de crianças e adolescentes aos serviços que abrangem o complexo psi (psicologia, psicanálise e psiquiatria), optou-se por uma pesquisa bibliográfica que circulasse nos temas centrais das questões que emergiram diante dessa prática, a saber: queixa; demanda; discurso; narrativa; história; medicalização; fracasso escolar; atuação em instituição pública de saúde. Tomamos como referencial teórico para esse empreendimento, sobretudo, a conferência “O lugar da psicanálise na medicina” proferida em 1966 por Jacques Lacan e a produção de psicanalistas de orientação lacaniana, buscando um diálogo com o campo da psicologia e da educação de vertentes críticas de autores como Maria Helena Souza Patto, Ricardo Lugon Arantes e a metodologia dos Procedimentos de Avaliação e Intervenção das Queixas Escolares (PAIQUE). Dessa forma, pudemos constatar que o discurso médico se constitui a partir da concepção de um corpo mortificado, que deve ser entendido como organismo puramente fisiológico e que a neurociência vem sendo elencada como o saber por excelência para a construção de explicações para os fenômenos das queixas escolares. Esse movimento permite que aqueles que são encaminhados aos consultórios médicos falem sobre a sua inadequação como se fosse um problema orgânico, buscando a autenticação de um laudo e excluindo a possibilidade de o sujeito emergir e dessa manifestação sintomática ser historicizada a partir da narrativização. A psicanálise, em consonância com o entendimento das queixas escolares proposto pelo PAIQUE, surge como possibilidade de subversão do discurso médico na “recepção” acolhedora da demanda.

Palavras-chave: Queixas Escolares. Demanda. Discurso Médico. Jacques Lacan. Teoria Psicanalítica.

 


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