Qualidade de vida no trabalho: promovendo saúde mental no combate ao estresse.

Jéssica Alves da Silva Avelar, Raphael Dutra Bazarello, Isabella Costa Moraes, Mariana Oliviera Sbarzi Pereira, Vânia Lúcia Pereira de Andrade

Resumo


Tendo em vista o momento de pandemia de Covid-19, em que muitos colaboradores passaram a realizar trabalho remoto, este estudo teve como objetivo a realização de workshops que pudessem contribuir para a promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, enfatizando o combate ao estresse ocupacional para melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Foi necessário o preparo dos estagiários, tanto teoricamente quanto para planejamento, visando à criação de um modelo de workshop virtual. Na fase de planejamento foram pesquisadas referências que subsidiassem o conteúdo explorado sobre a temática “estresse no ambiente de trabalho”. Participaram dos workshops 10 estudantes de psicologia com idade entre 20 e 45 anos. A realização dos dois workshops foi instrumentalizada por meio de videoconferências utilizando-se a plataforma unificada de comunicação Microsoft Teams. Aplicaram-se técnicas interativas por meio da plataforma Mentimeter, que viabiliza feedback em tempo real; realizou-se uma dramatização on-line com os integrantes do grupo, envolvendo questões que abarcavam situação de home office e levantaram-se problematizações por meio de análise de vídeo ilustrativo sobre o tema. Cada workshop tinha 2 horas de duração e, ao final, os participantes foram convidados a apresentar um feedback sobre a intervenção realizada. Como resultado obteve-se uma avaliação positiva sobre as informações apresentadas, as propostas práticas de enfrentamento ao estresse e a simulação como forma de quebra-gelo. O conteúdo foi avaliado como acessível.  A oportunidade de criar, planejar e desenvolver os workshops permitiu aos estagiários de Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT) crescimento profissional no tocante às relações que se estabeleceram promotoras de saúde mental no trabalho. Uma limitação apresentada foi a baixa adesão de participantes, contudo, não influenciou o empenho dos estagiários. Como contribuições do trabalho pontua-se, para os participantes, a possibilidade de refletir sobre a qualidade de vida no trabalho por meio das estratégias e técnicas apresentadas e, para os estagiários, o aprendizado e a experiência de lidar com o uso de tecnologias de forma lúdica e interativa, favorecendo um espaço de escuta. Estudos sobre a aplicação de atividades no formato apresentado podem auxiliar na compressão do uso do ambiente virtual de forma produtiva para o campo profissional.

Palavras-chave: Psicologia Organizacional. Qualidade de vida no trabalho. Workshop virtual. Estresse no trabalho.

 


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).