Metodologias ativas no ensino da biologia: Uma proposta de ensino em Genética

Gabriella Barreto Esteves, Stela Mayworm Jens, Patrícia de Lima Paula, Letícia Stephan Tavares

Resumo


A educação científica deve permitir que o cidadão analise situações cotidianas,
compreenda problemas e desafios socioeconômicos e ambientais e tome decisões considerando conhecimentos técnico-científicos. Visando estudantes com essas habilidades torna-se importante investir na elaboração de práticas pedagógicas focadas na contextualização, sendo as Metodologias Ativas uma alternativa para atingir esse objetivo. As Metodologias Ativas incentivam trabalhos em conjunto, a curiosidade e favorecem a autonomia, uma vez que o conhecimento ocorre em consequência das ações dos estudantes. Disciplinas como genética, que apresentam dificuldade de aprendizagem por exigirem níveis complexos de análise e síntese, podem ser facilitadas através do ensino por investigação, estudos de caso e outras metodologias centradas no processo de aprendizagem ativa. O presente trabalho tem como objetivo propor uma
sequência didática (SD) utilizando Metodologias Ativas no ensino de Genética,
direcionadas para as turmas de graduação na disciplina de genética básica do Centro Universitário Academia, enfatizando uma aprendizagem ativa, que seja significativa a longo prazo, ou seja, na qual o estudante possa compreender, aplicar, analisar e sintetizar os assuntos aprendidos.


Palavras-chave: Genética. Educação. Metodologias Ativas. Práticas. Sequência
didática.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).