Comunicação e Design na perfumaria: um olhar semiótico sobre embalagens, frascos e imagens da Perfumaria Phebo

Alice Leitão de Almeida, Ester dos Reis Xavier, Gabrielle Lopes Alves, Karine Elena de Toledo Dias, Letícia Bonoto Corrêa, Letícia Fernandes de Souza Costa, Matheus de Oliveira Braga, Paula Faria da Silva Abreu, Letícia de Sá Nogueira

Resumo


Há um interesse constante e crescente, no Brasil e no mundo, pelo tema da
perfumaria, que possui rastro histórico – dos incensos que buscavam a comunicação com o sagrado, ao perfume de marca francesa, com frasco desenvolvido sob medida para caber na bota de Napoleão Bonaparte, chegando à popularização das fragrâncias, pelas marcas, a partir do século XX. A novidade, sobre a qual este trabalho se debruçou, é o crescimento e diversificação da produção brasileira de fragrâncias, com uma identidade nacional. E se cresce a produção e consumo de aromas, cresce também a produção e consumo de frascos, embalagens e imagens comunicacionais destes perfumes, pois são processos indissociáveis. O objetivo desta pesquisa foi compreender a jornada da perfumaria até os dias atuais; afunilar este interesse até chegar às raízes históricas das fragrâncias brasileiras; selecionar marcas nacionais e escolher uma, para a análise de embalagens, frascos e imagens
representativos da cultura brasileira. Para esta observação, utilizou-se como
metodologia a semiótica peirceana, especialmente, a lógica em camadas
(primeiridade, secundidade e terceiridade). A marca escolhida foi a Perfumaria Phebo, pela história e reposicionamento recente. Elegeu-se a linha Biblioteca Olfativa, com recorte de sete aromas, para análise. Ao final, detectou-se que Isolda Cajueiro, Flor de Cajueiro, Bronze Intenso, Aura, Carnaval, Bahia e Flor de Maio possuem, todos, signos que podem ser considerados como de brasilidade.

Palavras-Chave: Semiótica. Design. Embalagens. Perfumaria. Phebo.




Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).