Uso do app Ebird no levantamento da avifauna silvestre
Resumo
A fragmentação da Mata Atlântica é um grave problema para a consevação das especies, e o uso de recursos tecnologicos que ajudam o levantamento de e no monitoramento de especies são importantes, inclusive para a avifauna silvestre. Assim o objetivo foi realizar um inventário da avifauna silvestre e avaliar a eficiência do aplicativo Ebird, com o intuito de confirmar o seu grau de importância ecológica e conservacionista para esse grupo de animais na região. Para tal foram realizados levantamentos com registro de avistamentos de aves em duas áreas urbanas de mata atlântica, o Parque Natural Municipal da Lajinha e o Parque do Museu Mariano Procópio, e suas ocorrências foram registradas diretamente no aplicativo. Nas duas áreas foram registrados o total de 58
espécies, 28 famílias e 13 ordens. No parque no Museu Mariano Procópio foram encontrada 44 espécies e 20 no Parque da Lajinha. Somente oito estavam presentes nos dois ambientes (urubu-preto, pombo-doméstico, carrapateiro, canário da terra, sabiá-barranco, bentevizinho-de-penacho-vermelho, bem-te-vi e periquitão). Quanto ao status de conservação das espécies, 55 foram categorizadas como pouco preocupante (LC) e duas não foram avaliadas (NA), o pombo-domestico e o pardal. O uso de aplicativos que permitam catalogar estas espécies são fundamentais por facilitar o acesso imediato das informações por pesquisadores em diferentes regiões do mundo.
Palavras-chave: Aplicativo. Aves. Conservação. Inventário.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).