Prevenção e intervenção em saúde mental: resiliência e psicologia positiva

Anna Macacchero Detoni, Julya Eduarda Pereira Lourenço, Larissa Pita Pacheco, Leatrice Alves Pinto Figueiredo Gomes, Tarcísio Corrêa de Brito, Tatiana da Silveira Madalena

Resumo


A Psicologia Positiva objetiva analisar os processos cognitivos e emocionais
juntamente com as experiências subjetivas e os traços de personalidade dos
indivíduos. Visa a contribuir principalmente para o desenvolvimento de habilidades dinâmicas tendentes à manutenção da homeostase biológica e psicológica (bemestar emocional; autoconhecimento; e, interação social) em situações de stress, destinados à redução de queixas cognitivas – a partir, exemplificando, da compreensão da neurociência da resiliência. A partir da manutenção do foco em eventos considerados positivos, é possível colaborar para a prevenção e a promoção de saúde mental, auxiliando também nos modos de enfrentamento das doenças. A resiliência e a qualidade de vida são relevantes para a compreensão do processo de envelhecimento saudável, a partir da aprendizagem social de comportamentos adaptativos. Foram utilizadas as seguintes bases de dados para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica exploratória de revisão narrativa: MEDLINE, SCIELO, LILACS, BIREME e PsychINFO, assim como livros de referência, principalmente, em inglês.


Palavras-chave: neurociência; envelhecimento saudável; qualidade de vida;
resiliência; psicologia positiva.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).