Sarandirando - Inventário Afetivo, identidade, memória e pertencimento em Sarandira – A “Caixa de Memórias”

Francine Ferraz Miranda Zonta, Jivago Cesário de Aguiar, João Pedro de Melo Souza, Pablo Corrêa Lima, Roberta Maria de Oliveira Carvalho, Milena Andreola de Souza

Resumo


O Projeto de Extensão “SARANDIRANDO - Inventário Afetivo, identidade, memória e pertencimento em Sarandira” tem o objetivo principal de realizar um Inventário Afetivo a partir do conhecimento, aproximação e interlocução com a comunidade deste pequeno Distrito do Município de Juiz de Fora. Para isso, foram estudados exaustivamente os conceitos de memória, identidade, pertencimento, além das metodologias de Inventários, Mapeamento Afetivo e Cartografia Sentimental com a intenção de criar uma metodologia própria que se adequasse a essa comunidade. No entanto, a partir do contexto da pandemia de COVID19, os pesquisadores foram forçados a manter distanciamento entre si e da comunidade antes mesmo de conhece-la. Como, então, fazer o trabalho de campo em uma comunidade rural sem muita aproximação com o mundo da internet, redes sociais e ensino remoto? A adequação da metodologia e a criação da Caixa de Memórias como uma ferramenta de aproximação dos pesquisadores com a comunidade foi uma opção criativa e legítima de iniciar o longo percurso da pesquisa dinâmica.


Palavras-chave: Memória. Identidade. Pertencimento. Caixa de memórias


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 ANALECTA é um espaço para repositório de resumos e anais dos Congressos promovidos pelos cursos do Centro Universitário Academia. Juiz de Fora (MG).