A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA MUSICA POPULAR BRASILEIRA E A VOZ AUTORAL DE RITA LEE: EU POÉTICO EM TRADIÇÃO E RUPTURA

Valéria Cristina Ribeiro PEREIRA

Resumo


Este artigo traz parte das reflexões e análises sobre a representação da mulher na Música Popular Brasileira, cantada pela voz autoral da cantora e compositora Rita Lee e  pela criação de um “eu poético” singular, encontrado em cada composição, ou no conjunto das canções apresentadas. O trabalho de Rita Lee distingue- se do das outras cantoras/ autoras, suas contemporâneas, por aquele possuir a peculiaridade de ter nascido com o tropicalismo revolucionário, em um contexto de ruptura, e a cantora haver se transformado na figura feminina mais expressiva do rock brasileiro. Pelo conjunto da obra, em que se faz o diálogo de suas letras com a cultura brasileira, dos anos 60 aos 90, Rita Lee recebeu o prêmio Shell, de 1997, que consagrava sua arte como a expressão feminina do rock. A leitura das letras de Rita Lee permite ─ numa abordagem de valorização do feminino assumido como independência, mas sem xenofobia de gênero ─ marcar um novo lugar para a “voz da mulher/compositora” na mídia das últimas décadas do século XX e início do XXI.

 Palavras-chave: Música Popular Brasileira. Cultura. Feminino. Rita Lee. 


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