MAPEANDO OS CAMINHOS DO TRÁGICO: A DUALIDADE TRÁGICA EM UM COPO DE CÓLERA, DE RADUAN NASSAR

Felicio Laurindo DIAS, Fernanda Lemos de LIMA

Resumo


À luz das reflexões sobre o trágico e das perspectivas filosóficas de teoria da literatura, este trabalho pretende discutir, criticamente, a partir de uma (re)leitura sobre a poética clássica, a possibilidade para além de uma arte poética, que perpassa a dualidade dionisíaca e apolínea (2006) até a constituição da ideia do trágico como desajuste do ser-no-mundo, aqui compreendido na ideia de sujeito. Nesse caminho, a partir das considerações de Aristóteles (2005) e de Nicolas Boileau-Despréaux (1979), confrontaremos as ideias do drama clássico em relação à concepção de drama moderno de Victor Hugo (2004). Ainda, traremos a contribuição do pensamento de Nietzsche sobre O nascimento da tragédia, o qual nos encaminha às reflexões mais próximas do trágico como contradição. O trágico aqui, como crise, será problematizado a partir da ideia de uma dualidade necessária à arte trágica, dentro da obra Um copo de cólera (1992), de Raduan Nassar. O conflito estabelecido pela dualidade de Apolo e Dioniso lança a ideia do trágico como afirmação da contradição e da própria dualidade inerente do sujeito.  As ideias discutidas aqui suplementam nossa discussão teórica e nos permitem refletir a ideia do trágico a partir de um movimento de retorno às tradições clássicas até chegarmos às reflexões posteriores do idealismo alemão, em que não só o desajuste do ser compreende na ideia do trágico, mas também a sua relação dialética.

 Palavras-chave: Teoria. Trágico. Dualidade.

 


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