A LITERATURA INFANTIL NO DISCURSO EDUCACIONAL DA DÉCADA DE 1930: CECÍLIA MEIRELES E A CRIANÇA LEITORA

Andreia Cristina Teixeira TOCANTINS, Rosângela Veiga Júlio FERREIRA

Resumo


Este texto discute o projeto de formação de leitor com o qual a intelectual Cecília Meireles se envolveu durante a década de 1930. Buscamos na leitura das crônicas jornalísticas escritas por Meireles, quando dirigiu a Página de Educação do matutino carioca Diário de Notícias, identificar a concepção de criança e de leitura que a intelectual defendeu. Em especial no que se refere à concepção de literatura infantil que deveria, a seu ver, nortear os livros destinados à criança leitora. Na mesma medida, discutir como o pensamento da educadora, que também escreveu para crianças, se consolidava como crítica ao movimento editorial da época. Argumentamos no sentido de que as contribuições de Meireles em defesa de uma literatura que respeitasse a forma com a qual a criança pode ver o mundo é parte do movimento de um tempo de lutas político-educacionais por ela vivido.

 Palavras-chave: Cecília Meireles. Criança leitora. Literatura infantil.

 


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