HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UM NOVO LUGAR NA EDUCAÇÃO

Emânia Aparecida Rodrigues GONÇALVES, Moema Rodrigues Brandão MENDES

Resumo


O processo de ensino-aprendizagem, em Literaturas Brasileira ou Estrangeira, oferecido aos alunos do Ensino Fundamental e Médio em nosso país, incomoda singularmente teóricos e estudiosos que pesquisam sobre o assunto.  A importante questão a ser discutida, neste artigo, fundamenta-se nos argumentos elaborados para defender a presença de estudos literários no processo de ensino-aprendizagem que atinjam alunos em faixa etária de 10 a 17 anos, sugerindo, como elemento motivador o gênero história em quadrinhos. É importante destacar que a história em quadrinhos não é uma cópia do clássico, mas uma adaptação dos mesmos que permite o contato do aluno-leitor-aprendiz com a literatura clássica através um novo gênero. Com maior ou menor detalhe, as adaptações elaboradas em quadrinhos focalizam aspectos relevantes da obra, o que pode ser interpretado como elemento motivador.O grande desafio, o urgente desafio é a proposta de uma breve, mas franca reflexão sobre o que sugerir para leitura e como trabalhar o texto sugerido.

 Palavras-chave: História em Quadrinhos. Ensino-aprendizagem. Literatura. 


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