UMA ABORDAGEM DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA(S) AMAZÔNIA(S) DO SÉCULO XXI: A FRONTEIRA E A ANÁLISE DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL
Resumo
O objetivo do presente artigo é refletir a respeito da análise acadêmica sobre a Amazônia, adotando-se, como aporte teórico, o conceito de fronteira. A pretensão do texto não é esgotar o assunto, mas apontar algumas implicações, considerando-se a Amazônia na sua pluralidade. Recorre-se, aqui, às discussões protagonizadas por João Pacheco de Oliveira Filho, José de Souza Martins, João Antônio de Paula, entre outros. Procura-se mostrar uma Amazônia em suas diversas dimensões, bem como a análise de uma comunidade ribeirinha do interior do estado do Amazonas, sob uma ótica que avança seu olhar para além de uma epistemologia cartesiana, de maneira a evidenciar aspectos do modo de vida dessa população na perspectiva teórica protagonizada pelos autores referenciados.
Palavras-chave: Amazônia. Fronteira. Comunidade Santa Izabel.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI
INDEXADORES:
PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]
ESJI [em atualização]
BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]
ICAP [em atualização]
ERIHPLUS [em atualização]
BUSCADORES: