UMA ABORDAGEM DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA(S) AMAZÔNIA(S) DO SÉCULO XXI: A FRONTEIRA E A ANÁLISE DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL

Nilton Paulo PONCIANO, Eliane Maquiné de AMORIM

Resumo


O objetivo do presente artigo é refletir a respeito da análise acadêmica sobre a Amazônia, adotando-se, como aporte teórico, o conceito de fronteira. A pretensão do texto não é esgotar o assunto, mas apontar algumas implicações, considerando-se a Amazônia na sua pluralidade. Recorre-se, aqui, às discussões protagonizadas por João Pacheco de Oliveira Filho, José de Souza Martins, João Antônio de Paula, entre outros. Procura-se mostrar uma Amazônia em suas diversas dimensões, bem como a análise de uma comunidade ribeirinha do interior do estado do Amazonas, sob uma ótica que avança seu olhar para além de uma epistemologia cartesiana, de maneira a evidenciar aspectos do modo de vida dessa população na perspectiva teórica protagonizada pelos autores referenciados.

 Palavras-chave: Amazônia. Fronteira. Comunidade Santa Izabel. 


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