A REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA: EU POÉTICO E VOZ AUTORAL

Valéria Cristina Ribeiro PEREIRA

Resumo


Este artigo traz reflexões sobre a representação da mulher na Música Popular Brasileira, cantada com distinção por diferentes vozes autorais e, por isso mesmo, pela criação de um eu poético singular, encontrado em cada composição, ou num conjunto delas. A mulher sempre foi tema de interesse na música popular brasileira, sob várias formas, através de diferentes facetas cristalizadas no consenso cultural, dependendo do foco escolhido por aqueles que a utilizaram como elemento temático da canção. A grande quantidade de letras de nosso cancioneiro popular cujo tema e título constitui- se a partir de um nome de mulher é, inclusive, atestada no álbum fonográfico Há Sempre um Nome de Mulher, editado pelo Banco do Brasil/BMG – Ariola – 1987. Diante disso, interessa-nos verificar os discursos que construíram imagens da mulher dentro da MPB, segundo as crenças, valores e atributos daqueles que deram voz a tal discurso, deixando-nos a herança das composições que foram produtos e produtoras do contexto cultural de cada época.   

                                           

Palavras-chave: Música Popular Brasileira. Cultura. Mulher. 


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