UM ENSAIO PARA PENSAR A LEITURA

Eliana Lucia Madureira YUNES

Resumo


Este ensaio apresenta reflexões em torno do tema que abrange concepções e ações cujas bases servem de aporte para pensar a existência de uma escola leitora. Desta forma, o texto revisita, dentre outros, o pensamento do educador Paulo Freire, com o objetivo de reler a concepção de educação adotada pelo sociólogo e, por consequência, a ideia de leitura que o acompanha. Neste sentido, o ensaio reitera importantes noções ligadas ao ato de ler, tais como a transdisciplinaridade e a dinamicidade, reconhecendo o leitor, por elas envolvido, como sujeito em processo de permanente construção. Desta forma, o texto alcança, também, o sujeito- leitor e o reconhecimento daquilo que se pode acreditar ser uma escola leitora, isto é, que adota, de forma efetiva, condutas e ações cotidianas que permitam ver o ato de ler coletivo e privado como um ato de resposta/responsabilidade diante do texto do mundo, do livro, da vida.

 Palavras-chave: Leitura. Sujeito. Escola leitora.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES