UM ENSAIO PARA PENSAR A LEITURA
Resumo
Este ensaio apresenta reflexões em torno do tema que abrange concepções e ações cujas bases servem de aporte para pensar a existência de uma escola leitora. Desta forma, o texto revisita, dentre outros, o pensamento do educador Paulo Freire, com o objetivo de reler a concepção de educação adotada pelo sociólogo e, por consequência, a ideia de leitura que o acompanha. Neste sentido, o ensaio reitera importantes noções ligadas ao ato de ler, tais como a transdisciplinaridade e a dinamicidade, reconhecendo o leitor, por elas envolvido, como sujeito em processo de permanente construção. Desta forma, o texto alcança, também, o sujeito- leitor e o reconhecimento daquilo que se pode acreditar ser uma escola leitora, isto é, que adota, de forma efetiva, condutas e ações cotidianas que permitam ver o ato de ler coletivo e privado como um ato de resposta/responsabilidade diante do texto do mundo, do livro, da vida.
Palavras-chave: Leitura. Sujeito. Escola leitora.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI
INDEXADORES:
PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]
BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG
BUSCADORES: