A IMPORTÂNCIA DA EPISTOLOGRAFIA NOS PROJETOS ESTÉTICOS DOS ANOS DE 1900

Moema Rodrigues Brandão Mendes

Resumo


Esta pesquisa buscou abordar dois pontos primordiais: a importância da epistolografia na formação da literatura brasileira e sua fundamentação como instrumento auxiliar nos estudos da crítica literária e estética da recepção. No primeiro ponto, foi apresentado um processo de interseção entre as  missivas escritas por Mário de Andrade enviadas a Manuel Bandeira datadas de 24/11/1934 e  respondida por Bandeira a Mário em 27/11/1934, e 2 cartas marioandradinas enviadas a Murilo Miranda, em datas  próximas, 28/11/1934 e 1/11/1935 nas quais os escritores comentavam sobre um mesmo assunto: artigos que seriam utilizados  para compor o primeiro número da Revista Acadêmica, no Rio de Janeiro, em edição de 1934 -1935. O segundo ponto apresenta a carta como instrumento crítico. Para isso, foi citada uma missiva escrita pelo crítico literário, Agrippino Grieco, endereçada a  Gilberto de Alencar, datada de 10/12/1948, comentando sobre o romance alencariano,  Memórias sem malícia de Gudesteu Rodovalho.

 

Palavras-chave: Epistolografia. Literatura brasileira. Teoria crítica. Projetos estéticos. 


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