QUESTIONÁRIO CONCEPÇÕES DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES: ADAPTAÇÃO E VALIDAÇÃO PARA A REALIDADE BRASILEIRA

Karine Votikoske RONCETE, Daniel Abud Seabra MATOS

Resumo


Os objetivos deste trabalho foram: realizar uma revisão da literatura sobre o questionário Teachers’ Conceptions of Assessment (TCoA-III) e adaptar e coletar fontes de evidência de validade para a realidade brasileira. Como referencial teórico, a literatura aponta quatro grandes grupos de concepções de avaliação de professores: 1) melhora; 2) responsabilização da escola; 3) responsabilização do aluno e 4) irrelevância. Foram encontrados 25 trabalhos internacionais que utilizaram o TCoA-III. Com relação ao estudo empírico, participaram professores da educação básica. Realizou-se uma Análise Fatorial Exploratória do questionário e os resultados sugerem uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro. Efetuou-se diversas análises excluindo 28 itens que se mostraram problemáticos. O modelo final apresentou um bom ajuste (CFI= .960; RMSEA= .067; SRMR = .045) e quatro fatores: 1) melhora; 2) melhora-ensino; 3) irrelevância-ignorada e 4) responsabilização do aluno. Assim, esse resultado sugere uma estrutura fatorial diferente para o TCoA brasileiro, que não possui a concepção “responsabilização da escola”. Acredita-se que a utilização do TCoA em pesquisas futuras é uma alternativa viável para pesquisadores interessados na temática das concepções de avaliação de professores em diversos sentidos.

Palavras-chave: Concepções. Avaliação. Professor. Educação. Análise Fatorial.


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