A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR: QUE MEMÓRIAS NARRAR?

Maria Aparecida Vieira de MELO

Resumo


A Educação em Direitos Humanos (EDH) ganha espaço no processo formativo dos professores em formação continuada. A autobiografia gesta a curiosidade epistemológica: quais são as temáticas dos direitos humanos de interesse do coletivo de professores da turma da disciplina Educação em Diretos Humanos, Diversidade e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, ofertado pela Universidade Federal de Pernambuco e como o processo formativo viabiliza a compreensão em torno dos direitos humanos? Analisaram-se temáticas trabalhadas na fotografia, enquanto ferramenta avaliativa pelos professores em formação continuada, sobre os desdobramentos da EDH, e identificaram-se as categorias mais regulares na fotografia avaliativa a serem problematizadas pelos participantes sobre os direitos humanos e por fim, explicitou-se como a EDH é importante para intervenção pedagógica por meio dos saberes apreendidos na experiência formativa. As principais temáticas foram: racismo ambiental, formação de professores, jovens transexuais e travestis no ensino superior e educação antirracista, todas enredadas pelos direitos humanos e estão inseridas na realidade concreta dos sujeitos, bem como estão situadas em seus territórios que precisam ser problematizadas por meio de ações de extensão com a devida intervenção pedagógica. A disciplina foi exitosa e reafirma a importância de momentos formativos para desconstruir visões equivocadas sobre as concepções e práticas da educação em direitos humanos, por meio de uma cidadania ativa (Benevides, 2007) e da educação problematizadora (Freire, 1997). Assim, empreendesse que a EDH é eminentemente uma práxis libertadora, crítica e conscientizadora sobre a realidade que deve e pode ser transformada por meio do conhecimento sistematizado.

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Experiência Formativa. Autobiografia. Pós-Graduação. Formação de Professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES