A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: MAPAS CONCEITUAS E A PRODUÇÃO DE CONTEUDOS EDUCACIONAIS ATRAVÉS DO MINDOMO
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir a aprendizagem significativa considerando a sua relevância dentro da teoria de aprendizagem cognitiva, em diálogo com a elaboração de mapas conceituais na perspectiva de Joseph Novak (1932), compreendido como elemento importante para a produção de conteúdos educacionais. O marco teórico está fundamentado nos estudos de David Ausbubel a partir das obras de Moreira (2006); (2011); (2012) e nos estudos de Filatro (2015) como uma concepção abrangente e derivado do processo educacional. A metodologia de análise se baseia nos pressupostos da abordagem qualitativa de pesquisa, de estudo de natureza aplicada, no qual se analisará a produção dos mapas conceituais à luz das dimensões propostas por Filatro (2015) para avaliação de conteúdos educacionais. O resultado dessa análise mostrou que os mapas conceituais não são meros esquemas de conceitos, mas são constructos organizados e potencialmente caracterizados como conteúdos educacionais nas dimensões tecnocientífica, pedagógica, comunicacional, tecnológica e organizacional.
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa. Mapa Conceitual. Conteúdos Educacionais.
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