RESISTÊNCIAS, INDISCIPLINA: QUESTÕES PARA PROBLEMATIZARMOS O COTIDIANO ESCOLAR?

Wescley DINALI

Resumo


As reflexões que compõem o texto abaixo, tem como intuito principal, estabelecer um diálogo com os conceitos de resistências, de transgressão e de liberdade no território do pensamento do filósofo francês Michel Foucault. Busca trazer também, reflexões do filósofo Gilles Deleuze e de outros pensadores. Em suma, a ideia, a partir dos conceitos citados, é problematizar sobre as diferentes relações de forças que circulam, que povoam, que compõem o cotidiano escolar, principalmente no que se refere a disciplina e a indisciplina ou vice-versa. Em termos, até que ponto a dita indisciplina pode ser pensada como resistências aos processos de sujeição do corpo (controle do sujeito escolar), como uma força no interior das relações de poder que possa promover diferentes espaços a serem questionados no cotidiano da escola. Portanto, o que se coloca em jogo, são as potencialidades de busca de diferentes práticas de liberdade, de subjetividades mais autônomas no espaço escolar cotidiano. 

Palavras-chave: Resistências. Indisciplina. Cotidiano escolar.

 


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