NOTAS SOBRE DIFERENÇA, INCLUSÃO E DIVERSIDADE NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Marcos Vinícius Amaral RIBEIRO

Resumo


Como educar através das diferenças no século XXI? A partir dessa questão, o presente estudo focaliza uma diversidade de sujeitos que vem conquistando maior visibilidade nos espaços públicos e nos processos educativos em meio às dinâmicas da inclusão. As questões a eles relacionadas são múltiplas, atenuadas principalmente por suas singularidades, que denunciam exclusões, injustiças, desigualdades e conflitos. É na escola que os corpos encontram com a diferença ou, é nela que a diferença pura emerge frente à norma da padronização cultural.  Tendo em vista a força dessa problemática, as notas que seguem têm por objetivo atritar com algumas concepções teóricas de diferença e de diversidade, promovendo efeitos geradores que permitam diálogos, para que essa temática possa ser trabalhada no cotidiano escolar de um modo afirmativo, bem como para os desafios que a diferença traz à formação de professores. Para esse propósito a escrita estabelece conexões entre a teoria do conhecimento com os estudos culturais, as neurociências, as filosofias da diferença e os estudos do corpo. O campo problemático do argumento move-se entre os conceitos de diferença e inclusão com a concretude do chão das escolas, fazendo do termo diferença uma alavanca de possibilidades, rupturas, questionamentos e ações, que afirmam uma educação na perspectiva da inclusão.  

Palavras-Chave: Inclusão. Corpo. Diferença. Formação de Professores.


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