AVALIAÇÃO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PELOS DOCENTES DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Leandro Silva DE PAULA

Resumo


A presente pesquisa tem como intuito investigar a opinião dos docentes que atuaram nos programas de pós-graduação da Universidade Federal de Goiás em 2020 acerca do trabalho desenvolvido por eles na modalidade de ensino remoto emergencial, durante o primeiro ano de Pandemia de Covid-19. Os dados obtidos por esta pesquisa foram originados a partir da avaliação realizada em novembro de 2020 pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFG que possuía como intuito analisar a situação do ensino remoto emergencial (ERE) e o seu impacto na pós-graduação. Após análise dos dados, constatou-se que apesar do ensino remoto ter demonstrado com clareza as desigualdades profundas existentes na educação brasileira, para o momento de isolamento social que vivemos o ERE se tornou uma opção aprovada pela maioria dos docentes investigados. Além disso, constatou-se que, em relação ao uso das Tecnologias Digitais de informação (TDICs), foi um momento de aumento pela demanda por cursos de capacitação para uso das novas tecnologias e que os docentes tiveram menos dificuldades com as ferramentas que eles já lidavam antes da pandemia.

Palavras-chave: Ensino Remoto Emergencial. Docência no Ensino Superior. Pós-Graduação.


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