O GÊNERO TEXTUAL TIRINHA EM ATIVIDADES DE ANÁLISE LINGUÍSTICA NO LIVRO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste artigo, apresentamos uma análise, a partir da constatação da predominância do gênero textual tirinha em um livro de Língua Portuguesa (LP) do 6º ano do ensino fundamental. Constatamos que as tirinhas permeiam todas as atividades relacionadas aos conteúdos de análise linguística do referido livro, o que nos instigou a descrever, analisar e discutir este aspecto didático da obra, na tentativa de evidenciar fatores linguísticos que justifiquem essa escolha feita pelos autores. A análise apresentada fundamenta-se nos pressupostos teóricos dos estudos de Marcuschi (2008), no que se refere aos gêneros textuais, Humberto Milhomem (2002), Paulo Ramos (2009) e Vitor Nicolau (2013), que tratam sobre a leitura de quadrinhos e tiras; e ainda nas orientações da BNCC (2018). Evidenciamos que a predominância das tirinhas nas atividades de análise linguística no livro analisado, privilegia o desenvolvimento de habilidades e competências de leitura, conforme preconiza a BNCC; o que nos motivou a apresentar, ao final deste trabalho, uma proposta didática tendo como foco o desenvolvimento da prática de leitura de tirinha.
Palavras-chave: Tirinhas. Livro didático. Análise linguística. Leitura.
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