DIALOGISMO E ENSINO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA A PERCEPÇÃO LEITORA DE ANIMAÇÕES NA SALA DE AULA

Ewerton Lucas de Mélo MARQUES, Walkiria França Vieira e TEIXEIRA

Resumo


Esta pesquisa aborda uma proposta de incentivo à leitura subsidiada pelas contribuições do dialogismo e do ensino, como metodologia para o incentivo da leitura como forma de inserção dos alunos em práticas de leituras dialógicas. O objetivo desta pesquisa propõe uma metodologia de leitura dialógica de animações que abordam questões sociais e políticas nas aulas de Língua Portuguesa (LP). Este estudo está situado no âmago das ciências humanas, no campo de investigação dos Estudos Linguísticos, por isso, possui pressupostos do paradigma qualitativo de natureza interpretativista e está fundamentada nos construtos do método sociológico do Círculo de Bakhtin. O corpus de análise desta pesquisa é composto por uma animação de natureza política intitulada Zumbis em Brasília 2, de autoria do artista André Guedes. A teoria que norteia essa pesquisa é a Teoria Dialógica da Linguagem, que está fundamentada no pensamento linguístico teórico e filosófico do Círculo de Bakhtin – Volóchinov (2017 [1929]; 2019 [1926]), Medviédev (2012 [1928]) Bakhtin (2005 [1929], 2016 [1952], 2017 [1970/1971]). As conclusões mostram que o dialogismo pode contribuir para a formação de leitores críticos capazes de reconhecer a leitura como sistemática, no sentido de estar em um grande sistema dialógico de enunciados que se cruzam estabelecendo sentido, contribuído para uma formação crítica.

Palavras-chave: Dialogismo. Ensino. Gênero animação. Leituras dialógicas discursivas.


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