VARIAÇÃO SINTÁTICA E ENSINO EM PERSPECTIVA SOCIOFUNCIONALISTA

Dennis CASTANHEIRA, Érika ILOGTI DE SÁ

Resumo


Ao longo dos últimos anos, têm sido desenvolvidos diversos estudos em perspectiva sociofuncionalista, contudo ainda são pouco frequentes as discussões sobre a interface dessa abordagem com o ensino de línguas. Mesmo com o avanço das teorias linguísticas e da publicação da Base Nacional Comum Curricular, ainda há um grande caminho a ser percorrido. Dessa forma, neste artigo, temos como objetivo discutir estratégias para o ensino de gramática em perspectiva sociofuncional, considerando a variação na sintaxe a partir dos usos e da ordenação do sujeito, do verbo e do adjunto adverbial. Para tanto, recorremos a uma metodologia qualitativa bibliográfica e de pesquisa-ação, em que retomamos trabalhos já desenvolvidos empiricamente em relação a tais categorias e de base sociofuncional e propomos aplicações ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio. Nossos resultados indicam que é possível e necessário discutir o lugar da variação sintática sob um olhar sociofuncional no ensino, visto que possibilita uma visão mais ampla e embasada dos fenômenos linguísticos.

Palavras-chave: Variação. Discurso. Ensino.


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