VARIAÇÃO SINTÁTICA E ENSINO EM PERSPECTIVA SOCIOFUNCIONALISTA
Resumo
Ao longo dos últimos anos, têm sido desenvolvidos diversos estudos em perspectiva sociofuncionalista, contudo ainda são pouco frequentes as discussões sobre a interface dessa abordagem com o ensino de línguas. Mesmo com o avanço das teorias linguísticas e da publicação da Base Nacional Comum Curricular, ainda há um grande caminho a ser percorrido. Dessa forma, neste artigo, temos como objetivo discutir estratégias para o ensino de gramática em perspectiva sociofuncional, considerando a variação na sintaxe a partir dos usos e da ordenação do sujeito, do verbo e do adjunto adverbial. Para tanto, recorremos a uma metodologia qualitativa bibliográfica e de pesquisa-ação, em que retomamos trabalhos já desenvolvidos empiricamente em relação a tais categorias e de base sociofuncional e propomos aplicações ao ensino de língua portuguesa no Ensino Médio. Nossos resultados indicam que é possível e necessário discutir o lugar da variação sintática sob um olhar sociofuncional no ensino, visto que possibilita uma visão mais ampla e embasada dos fenômenos linguísticos.
Palavras-chave: Variação. Discurso. Ensino.
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