PRÁTICAS DE LEITURA: UM OUTRO MODO E UM OUTRO LUGAR

Noara Pedrosa LACERDA, Manassés Morais XAVIER

Resumo


 

RESUMO

A leitura é também uma ferramenta de inclusão social e contribui, através da formação crítica e efetiva, para diminuir as desigualdades sociais, além de simbolizar, no contexto do whatsapp, a constituição de outros espaços como o digital em face da pandemia e em função da leitura em momentos de ensino híbrido e da cultura do ciberespaço. Principalmente sobre o viés desta nova cultura do uso de espaço virtual como lugar de conVivência, esta discursão se propõe trazer um olhar sobre a constituição do sujeito através da prática leitora em espaços digitais, especificamente o grupo de whatsapp –Leitura que Liberta do Círculo de leitura, imaginação e cultura (CLIC). Compreender a prática de leitura e os sujeitos ali inseridos e fora dali engajados sob o ato da leitura faz-se necessário para vislumbrar outros modos e lugares de leitura neste tempo. Perceber a prática leitora sob o viés do ato responsável e de um lugar de alteridade, conforme teoria de Bakhtin e seu círculo é um viés caro a esta discussão que, representa uma ação e um estudo a partir das vivências de leitura e escrita com o círculo CLIC. Portanto, apontar para uma prática de leitura como ato responsável e evento que se abre aos diferentes formatos de ler na Era digital, que olha para esta prática através da relação de alteridade entre os sujeitos, entre estes e os objetos de sentido na arte, na vida e, por isso, na sociedade, certamente é curioso e necessário às transformações fortuitas na educação.

PALAVRAS-CHAVE: leitura.sujeito.dialogismo.alteridade.Ciberespaço.

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES