OS SENTIDOS DOS INFOGRÁFICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS

Ivan Vale de SOUSA, Carlos Felipe da Conceição PINTO

Resumo


Os gêneros textuais multissemióticos estão cada vez mais presentes nas práticas de ensino e aprendizagem na escola contemporânea. Nesse sentido, os infográficos constituem-se objetos de reflexões inseridas neste trabalho a partir dos seguintes objetivos: refletir como a produção de textos multissemióticos ampliam o processo de letramento dos sujeitos no contexto escolar; discutir como os infográficos constituem-se de diferentes linguagens, semioses e modos semióticos contribuindo com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, como também analisar exemplos de infográficos nos livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados no município de Parauapebas, sudeste do estado Pará, sugerindo formas de trabalho com a infografia na sala de aula e seus sentidos nas práticas de ensino e aprendizagem. Assim, trazemos à baila o conhecimento e o trabalho com os gêneros infográficos na promoção do letramento na escola como práticas possíveis de leitura e escrita.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Infográficos. Semioses. Modos semióticos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

  


CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI


INDEXADORES:

SUMARIOS.ORG 

REDIB 

LIVRE 

PERIÓDICOS CAPES 

HEIDI 

LATINDEX 

DIADORIM 

PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]

ESJI [em atualização]

BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]

ICAP [em atualização]

ERIHPLUS [em atualização]

BUSCADORES:

MIAR

ELEKTRONIK ZEITSCHRIFT

WORLDCAT

GOOGLE SCHOLAR

 

TUTORIAL PARA AUTORES