OS SENTIDOS DOS INFOGRÁFICOS NOS LIVROS DIDÁTICOS
Resumo
Os gêneros textuais multissemióticos estão cada vez mais presentes nas práticas de ensino e aprendizagem na escola contemporânea. Nesse sentido, os infográficos constituem-se objetos de reflexões inseridas neste trabalho a partir dos seguintes objetivos: refletir como a produção de textos multissemióticos ampliam o processo de letramento dos sujeitos no contexto escolar; discutir como os infográficos constituem-se de diferentes linguagens, semioses e modos semióticos contribuindo com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, como também analisar exemplos de infográficos nos livros didáticos de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental, aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados no município de Parauapebas, sudeste do estado Pará, sugerindo formas de trabalho com a infografia na sala de aula e seus sentidos nas práticas de ensino e aprendizagem. Assim, trazemos à baila o conhecimento e o trabalho com os gêneros infográficos na promoção do letramento na escola como práticas possíveis de leitura e escrita.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Infográficos. Semioses. Modos semióticos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
CONFIRA O ÍNDICE DE CITAÇÕES AQUI
INDEXADORES:
PERIÓDICOS DE MINAS [em atualização]
ESJI [em atualização]
BIBLIOTEKSYSTEM UNIVERSITÄT HAMBURG [em atualização]
ICAP [em atualização]
ERIHPLUS [em atualização]
BUSCADORES: