O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA DA BAHIA NA REDAÇÃO DO ENEM: UMA ABORDAGEM DESCRITIVA A PARTIR DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO BAIANA DA EDUCAÇÃO
Resumo
Este artigo apresenta dados de um estudo descritivo que compara o desempenho de estudantes da rede pública estadual, em um município da Bahia, na produção textual solicitada em uma avaliação externa baiana com o desempenho na redação do Enem. A pesquisa também descreve o desempenho de alunos da mesma rede de ensino, em edições diferentes do Enem, com o objetivo de verificar se houve avanços na escrita de textos dissertativo-argumentativos. A abordagem metodológica foi o estudo de caso (ANDRÉ, 1995), de natureza quantitativa, cuja análise descritiva foi produzida a partir de boletins de desempenho dos estudantes, dados da SEC/BA e do Inep/MEC. Por fim, estudiosos da área de texto (Antunes; Marcuschi; Koch; Fiorin e Platão etc.) sinalizam que a dificuldade em produzir textos é, de modo geral, um problema do estudante brasileiro. O desempenho do Colégio Estadual Nossa Senhora das Graças (Censg), lócus da pesquisa, apresentou média de 540 pontos no Enem 2014, classificando a escola, mais uma vez, no nível intermediário.A pesquisa, a ser apresentada, surge em 2014 a partir da observação realizada com um docente, na rede pública estadual da Bahia, referente aos resultados da avaliação externa que havia sido realizada, no ano anterior, pela SEC/BA.
Palavras-chave: Desempenho escolar. Enem. Avaliação. Abordagem metodológica.
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