POR QUE LER E (RE)LER OS CLÁSSICOS?

Anderson Luiz da SILVA, Moema Rodrigues Brandão MENDES, Sandra Mayumi AMANUMA

Resumo


Este artigo, fruto de uma parte das pesquisas que realizamos para o desenvolvimento de nossa Dissertação de Mestrado, tem por objetivo apresentar reflexões sobre os processos de leitura e releitura de obras clássicas da literatura por leitores contemporâneos. Inicia-se o processo reflexivo construindo uma rede teórica básica que situa a definição de clássico, desde a Antiguidade aos contos infantis modernos, passando pela narrativa medieval. Em seguida, discutem-se valores literários e humanos que se podem depreender das práticas de leitura e releitura dessas obras. Pretendemos, pois, argumentar sobre a importância da leitura dos clássicos, com especial atenção para o processo de formação do leitor no cenário educacional, com ênfase no ambiente escolar, destacando alguns procedimentos que podem contribuir para a inserção do jovem leitor no universo do clássico, com a mediação do professor como um ator que deve estar preparado para atuar nessa jornada em direção à descoberta da literatura clássica.

Palavras-chave: Literatura clássica. Jovem leitor. Práticas de leitura e releitura.


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