LITERATURA E CINEMA: OLHARES QUE INCIDEM SOBRE A REPRESENTAÇÃO EM “AS MENINAS”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES

Edmon Neto de OLIVEIRA, Luis Henrique Resende de ANDRADE

Resumo


Este artigo desenvolve um diálogo entre a obra literária As Meninas (1974), de Lygia Fagundes Telles e a versão cinematográfica homônima, produzida por Emiliano Ribeiro (1995), a partir da representação das figuras femininas que protagonizam o romance e em torno das quais o filme é produzido. Voltamos nossas atenções para a relação intersemiótica que envolve a análise do romance e do filme, trazendo à luz reflexões sobre o modo pelo qual as mulheres são representadas em cada um dos suportes, tendo como observação fundamental a ideia de que elas, cada qual ao seu modo, refletem e questionam o seu tempo. Levando em conta alguns pressupostos da teoria da adaptação cinematográfica, sem, no entanto, sistematizá-los, buscamos observar os olhares que são dispensados às mulheres em cada uma das obras, a começar pela diferença de gênero entre a autora do romance e os diretores do filme.

Palavras-chave: Literatura. Cinema. Adaptação. Representação. Lygia Fagundes Telle


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